quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Som Brasil revive festivais de televisão e recebe Maria Gadú e Jair Rodrigues



Artistas revisitam músicas de Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil


O Som Brasil deste mês, que será exibido na Rede Globo na sexta-feira, dia 31, revive a efervescência dos festivais de televisão que lançaram grandes nomes da música brasileira a partir da década de 60. Para cantar essa história, o programa recebe a versátil Maria Gadú, o irreverente Emicida, o performático grupo Pitanga em Pé de Amora e o poético Thiago Amud. Os experientes músicos Jair Rodrigues, Maria Alcina e Tony Tornado são convidados a compor duetos inéditos com os nomes contemporâneos.

Inspirados no desejo de revoluções sociais e políticas, Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Os Mutantes, Milton Nascimento, Edu Lobo, Paulinho da Viola, Geraldo Vandré e outras revelações foram a voz de uma geração em plena ditadura militar. Na abertura, a apresentadora Camila Pitanga relembra o clima que movia as multidões naquela época:

- Na plateia, as torcidas se organizavam como nos melhores clássicos do futebol. Aplaudiam ou vaiavam com a mesma intensidade. Fãs de todos os gêneros, de todas as procedências, cantavam, gritavam e pulavam como se já soubessem que estavam fazendo história.



As composições que serão revisitadas por Maria Gadú são “Divino Maravilhoso”, “Arrastão”, “Andança” e “Universo do teu corpo”. Emicida canta “Sinal Fechado” e “Para não dizer que não falei das flores”. As músicas “A Banda” e “Lapinha” ficam por conta do coletivo Pitanga em Pé de Amora. E Thiago Amud interpreta “Domingo no Parque” e “Eu quero é botar meu bloco na rua”. Já os duetos entre Pitanga em Pé de Amora e Jair Rodrigues; Thiago Amud e Maria Alcina; e Emicida e Tony Tornado cantam, respectivamente, “Disparada”, “Fio Maravilha” e “BR3”.

Os jovens artistas convidados para esta homenagem representam a característica mistura de talentos que está presente no movimento dos festivais. Maria Gadú compõe desde os sete anos de idade e despontou com suas canções em trilhas sonoras de novelas e filmes. Com a música “A rua é nóis”, que virou grito de guerra, o rapper Emicida trabalha seu repertório a partir do olhar atento ao cotidiano popular. O grupo Pitanga em Pé de Amora formou-se da união de cinco paulistanos que apostam em letras multirrítmicas das marchinhas ao jazz. E Thiago Amud faz composições e arranjos com base em influências poéticas.

Som Brasil vai ao ar após o Programa do Jô. O programa é escrito por Cleodon Coelho, Fernanda Scalzo e João Carrascosa, tem direção de núcleo de Luiz Gleiser e direção geral de Gleiser e Cacá Silveira.

- Rede Globo - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário